google-site-verification: googlefd4b55e299fa1d5d.html DIY - Sapateira de caixote de feira forrada com tecido - DIY Para passar tempo
google-site-verification: googlefd4b55e299fa1d5d.html

DIY - Sapateira de caixote de feira forrada com tecido




Faz muito tempo que eu via esse tipo de móvel, mas me faltava tempo, paciência e caixote. como agora estou bastante envolvida com tecidos e bem a fim de fazer trabalhos manuais diferentes, resolvi arriscar. O resultado: na minha opinião ficou lindo.

Você vai precisar:


  • Dois caixotes de feira - encontra em supermercados de bairro, feira livre.

  • 2m de tecido da sua preferência
  • 50 cm de tecido se quiser que o "chão" da sapateira seja diferente. Se não quiser, acrescente essa quantidade ao tecido da sua escolha. 
  • 1kg de cola (eu uso a Cascorez, que é a melhor para qualquer tipo de artesanato. Sei de pessoas que cola móveis em fábrica com ela. Como esse é o nosso caso, usamos essa)
  • 4 rodinhas - essas você pode comprar em lojas de ferragem
  • Tesoura
  • Estilete

O passo-a-passo


A primeira caixa dá mais trabalho que a segunda. Isso porque a gente começa sem muita prática. Quando iniciei  primeira achei que iria levar uma semana para tudo ficar pronto. Levou três dias por conta da secagem, senão, com paciência, poderia ter sido feito tudo em dois ou num dia só.

Muitos preferem lixar o caixote. Eu não lixei. Apenas cortei os pedacinhos de tecido de maneira que ficasse super bem forradinho. Apliquei bastante cola e alisei cada pedaço a fim de evitar bolhas. 
Dica: quanto mais "bagunçadinho" for o tecido, melhor. Isso porque a estampa pode disfarçar as emendas e o acabamento fica perfeito.

Depois de toda forradinha, hora de impermeabilizar. 
Dica: cola diluída em água. Não muito fina. Use um rolinho de pintura para que o espalhe fique bem uniforme, sem marcas de pincel.

Dica 2: A caixa número 1 - que é a que vai em cima, não precisa de forração em baixo dela. Isso vai facilitar na hora de unir as duas que pode ser tanto com cascorez como com cola de madeira.

A segunda caixa, o acabamento menos bacana fica na parte de cima, pelo mesmo motivo que eu expliquei antes. Repita a impermeabilização.

Colocando as rodinhas


As rodinhas tem que ser colocadas antes de juntar as duas caixas. Essa foram um problema semi-resolvido. Como as caixas que eu consegui são bastante frágeis, não rola parafusar porque a madeira racha. A ideia que meu irmão teve: usar um pedaço de fita fixa forte da 3M que cola até pensamento. Só que, talvez, devido à impermeabilização com cola, ela não tem uma aderência bacana. Resultado: descolou. Recolei e, até agora está segurando. Não sei por quanto tempo, mas se não colar, vou tentar superbonder ou outro material.

Juntando as caixas


Ai entra a cascorez de novo. Coloque uma camada generosa de cola em uma das faces a ser colada. Junte as caixas e para ficar melhor coladinhas, coloque um objeto pesado dentro da caixa 1 (a de cima). Eu coloquei livros. 

Dica: se você quiser aproveitar melhor a parte de cima, coloque um tecido entre os vãos da caixa 1 para que não caia nada dentro da sua sapateira. Eu usei preto e ficou legal.


Custos


O caixote, em geral, pode ser conseguido sem custos. Eu agradeço a um funcionário muito querido de um mercado aqui perto de casa que, além de não me cobrar, conseguiu uns bem bonitos.

Detalhe: a fita fixa forte eu tinha em casa. Ainda não sei se vale a pena usá-la. Caso seu caixote seja mais fortinho, parafusos resolvem a parada e de R$ 30 passa para R$ 1,00 se comprar 20 parafusinhos.

O tecido, peguei um que eu nem sei qual é e custa R$ 7,20 o metro. Sempre compro desses porque as estampas me agradam e o preço também. :) 




Feito.

Não sou artesã, mas se quiser acompanhar o que faço como terapia para passar o tempo é só curtir a página no Facebook ou me acompanhar no Pinterest.

0 comentários:

Postar um comentário